tag:blogger.com,1999:blog-16182648.post3486703620542192827..comments2023-04-15T05:17:51.007-03:00Comments on Filósofo Grego: "A República" (I)Prof. André Coelhohttp://www.blogger.com/profile/17791546944482703441noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-16182648.post-965996147213936042008-09-01T10:03:00.000-03:002008-09-01T10:03:00.000-03:00Débora, entendo que você tenha querido dizer que é...Débora, entendo que você tenha querido dizer que é importante seguir refletindo sobre as coisas que Platão propôs, não parar nosso pensamento onde param os discursoss da personagem Sócrates, mas seguir engajado no exercício reflexivo e crítico a que ele nos convida. Contudo, temo que essa afirmação possa ser tomada num sentido muito negativo, naquele sentido em que pensar é bom e chegar a conclusões é apenas um detalhe. Não sou favorável à posição de que, na Filosofia, as perguntas são mais importantes que as respostas e que a relexão em si tem valor maior que seus contingentes e superáveis resultados. Acho que não, acho que a reflexão é atividade teleológica de busca de respostas, cujo valor tem que ser medido não pelo quanto enriquece ou sofistica o pensamento humano, mas pelo quanto chega às respostas que procura. Do contrário, a lógica e a argumentação não seriam regras de condução do espírito, e sim cânones malabarísticos que quem queira exercitar-se no circo da reflexão tem que performar. A reflexão não tem valor em si, a não ser como elemento de status no mundo intelectual dos filósofos. Mas, à parte isso, acho que alguns resultados da República são definitivos. A associação entre poder e saber, em vez de apenas poder e força; a necessidade de justiça, sob pena de instabilidade e violência; a contingência e plasticidade da origanização social, que deve ser levada a cabo, de modo racional, pelo Estado. Tendo a ver até mesmo aqueles pontos considerados superados como não tão superados assim: a sociedade não se divide em estamentos fixos, mas a divisão de trabalho é uma realidade; o governo não é levado a cabo por filosófos, mas a necessidade de técnicos e intelectuais na burocracia é um fato; a educação não é por ginástica e música, nem por geometria e dialética, mas as disciplinas são pensadas para formar o trabalhador para o mercado e o cidadão para a democracia, de modo que sobrevive a idéia platônica de uma educação voltada para a pólis. Até mesmo o ataque de Platão à democracia, chamando atenção para a manipulação das massas, é uma preocupação concreta das próprias democracias, motivo pelo qual a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, o pluralismo e a ampla discussão de idéias são cada vez mais valorizadas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16182648.post-59045847273830310322008-09-01T09:43:00.000-03:002008-09-01T09:43:00.000-03:00Gui, agradeço pelo comentário e louvo sua disposiç...Gui, agradeço pelo comentário e louvo sua disposição para seguir aprendendo. Abraços!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16182648.post-21566166894416412142008-08-05T22:50:00.000-03:002008-08-05T22:50:00.000-03:00Não sei se Platão levou isso em consideração ao es...Não sei se Platão levou isso em consideração ao escolher o modo de transmissão de suas idéias, mas a forma de diálogo parece ter a vantagem de usar uma maneira bem familiar de comunicação para, como você bem disse, aumentar pouco a pouco a profundidade dos assuntos abordados. Parece-me que a semelhança com o diálogo cotidiano termina não exatamente quando Sócrates começa a questionar a posição dos seus interlocutores, mas sim quando todos, Sócrates e interlocutores, se engajam no projeto de buscar uma resposta verdadeira a questão levantada. A filosofia, porém, não se esgota na resposta final do livro: mais que respostas fixadas canonicamente, o maior legado talvez seja justamente o convite à reflexão.Débora Aymoréhttps://www.blogger.com/profile/12599112798012467416noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16182648.post-20083528133037483292008-07-19T01:30:00.000-03:002008-07-19T01:30:00.000-03:00Entao...Acabou o semestre e muitas coisas apredi. ...Entao...<BR/>Acabou o semestre e muitas coisas apredi. aprendi que tenho tenho que estudar muito, aprendi que tenho que ler muito e como disse o Willian Whakespeare, "para se crescer como pessoa e preciso me cercar de gente mais inteligente do que eu..." .. felizmente eu me "cerquei" de você. onde aprendi muita coisa. Obrigado por tudo. Muito Sucesso e muita saúde. Boas Férias. e Se nao Ministrar a palestra Que pretendes, Até o Ano que vem. Fica com Deus. e como dizem meus amigos españos: "Quedas con Dios".. abracão - Guid4n4dohttps://www.blogger.com/profile/12428714418860198497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16182648.post-29142619845292930402008-07-17T09:36:00.000-03:002008-07-17T09:36:00.000-03:00Quando esse curso for acontecer, minha inscrição e...Quando esse curso for acontecer, minha inscrição estará garantida!Yúdice Andradehttps://www.blogger.com/profile/17233579514441565014noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16182648.post-77357860382910542552008-07-17T07:15:00.000-03:002008-07-17T07:15:00.000-03:00Yúdice, concordo plenamente sobre a necessidade de...Yúdice, concordo plenamente sobre a necessidade de fixar desde cedo hábitos saudáveis de leitura e reflexão, principalmente em contato com os autores e livros clássicos da tradição ocidental. Espero realmente que a FCat aprove o meu projeto e que o curso se desenvolva de modo proveitoso para os alunos.<BR/><BR/>Quanto à leitura da República, penso que, como toda obra clássica com longa história de interpretação, a República possui pelo menos três níveis de acesso a que todos os alunos deveriam ser estimulados a chegar. O primeiro é o nível que se alcança sozinho, mediante leitura atenta e dedicada, com pausas de reflexão e digestão das idéias expostas. O segundo é o nível que se alcança com auxílio de um professor, que se coloca como um leitor mais experimentado, capaz de chamar a sua atenção para pontos despercebidos, mostrar conexos entre idéias veiculadas em momentos diferentes do texto, tornar mais visível a importância de certas passagens, colocar as idéias do texto em contraste com seu pano de fundo cultural e com as tradições anterior e posterior. E, finalmente, o terceiro nível é aquele que se acessa pelas mãos dos mais autorizados comentadores do autor e da obra, aqueles especialistas que levantam questões e propõem interpretações originais do texto, redefinindo o modo de vê-lo e de compreendê-lo seja em seu conteúdo, seja em sua relevância. Acredito que pelo menos os primeiros dois níveis sejam passíveis de alcançar quando se têm oportunidades como essa do curso que propus.<BR/><BR/>Sabe o que eu gostaria muito? Gostaria muito de propor e executar um curso, ou pelo menos um programa de palestras, sobre autores e obras clássicas do pensamento ocidental, mas voltado para professores, especialmente para professores de Direito, mostrando as relações e influências daquelas idéias no Direito e como as questões fundamentais podem ser conectadas com as questões técnicas do saber dogmático. Acho que falta essa infraestrutura clássica na formação docente dos professores.<BR/><BR/>Abraços!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-16182648.post-61958658044637441222008-07-16T08:59:00.000-03:002008-07-16T08:59:00.000-03:00Amigo André, antes de mais nada, é maravilhosa ess...Amigo André, antes de mais nada, é maravilhosa essa sensação de haver terminado bem a missão que nos foi confiada. Acredito que poucas coisas nos concedem tanta satisfação conosco mesmos do que a idéia de cumprir bem uma meta. E se, ao lado disso, também surgiram bons vínculos pessoais, melhor ainda, posto que teremos lembranças calorosas para toda a vida.<BR/>Li <I>A República</I> com vinte e pouquinhos anos. Reconheço, hoje, muitas brechas em minha educação, a começar porque jamais me foram indicados clássicos para ler, antes da graduação. Um crime contra mim, mas em geral só nos damos conta disso muito tarde (embora não o bastante para remediar). E a obra em questão, justamente por sua forma de diálogo, permite a compreensão do leigo - ainda que (ou talvez justamente porque), volta e meia, precisemos interromper a leitura para absorver devagar o que foi lido. Às vezes, eu me permitia divagar por algum tempo, puxando outras questões.<BR/>Infelizmente, na ocasião eu não dispunha de alguém com quem compartilhar minhas reflexões, daí que elas devem ter-se estagnado. O conhecimento não é um produto individual: ele precisa de alguma interação para alcançar maior grau de desenvolvimento. Desejo, por isso, que a FCAT autorize o teu curso e, desde já, lamento não poder participar dele.<BR/>A FCAT é nova, seus alunos são recém-chegados ao mundo do Direito e, por isso, creio que este seja o melhor momento para estabelecer culturas, hábitos, que podem vir a caracterizar o curso e os profissionais dele saídos. Espero que a instituição e, especialmente, os alunos saibam aproveitar isso.<BR/>Sucesso!Yúdice Andradehttps://www.blogger.com/profile/17233579514441565014noreply@blogger.com