O Que É Pragmática Linguística?
As dimensões de estudo da linguagem são três: sintática, semântica e pragmática. A sintática diz respeito às relações formais entre os signos, independentemente de seus significados. Dizer "um círculo rendonda" é cometer um erro sintático, porque, independentemente de que "redondo" seja ou não um qualificativo apropriado para "círculo", o fato de este vir no masculino deveria implicar que aquele também viesse. A semântica diz respeito às relações entre os signos e seus significados. Dizer "um círculo quadrado" é cometer um erro semântico, porque, embora, sintaticamente, o qualificativo esteja agora no gênero correto, semanticamente "quadrado" não é apropriado para "círculo". A pragmática diz respeito às relações entre os signos e seus usuários, os falantes. Responder "É verdade" para quem disse "A porta ficou aberta" é cometer um erro pragmático, porque, naquele contexto, a frase não era uma declaração do que havia acontecido à porta, e sim um pedido para fechá-la, cuja resposta apropriada seria a ação correspondente. Assim, pragmática é a dimensão do estudo da linguagem que se ocupa das relações entre os signos e seus usuários em contexto concretos de uso.
Comentários
Muito bom.
Abraços.
Em se tratando de Direito Penal é mais fácil de observar...mas penso que a reflexão está no que causa um problema de pragmática, ou seja, quais os fatores que levaram o indivíduo a ter seu julgamento, ou melhor, a comunicação com a norma viciados...mas com um livre arbítrio viciado, pode-se falar em pragmática?
Não seria a pragmática um erro consciente, no sentido de que pode ser vencível com uma maior atenção do indivíduo?
www.graimneto.blogspot.com
Antônio, fiquei um pouco confuso com seu comentário. Então, você supõe que a transgressão da norma seja um exemplo de erro pragmático. Provavelmente porque a norma, a exemplo do pedido, requer uma ação (aqui você está supondo a teoria imperativista da norma, mais ou menos ao estilo de John Austin, concebendo a norma como um tipo de comando dirigido ao jurisdicionado, mandando-o fazer ou deixar de fazer certa coisa) e a resposta adequada seria a ação correspondente. A ação que a transgride seria, então, a resposta inadequada para ela. Estou certo? Foi assim que você entendeu? Se foi, então caberia distinguir entre o "erro pragmático", que ocorre quando as condições da relação entre linguagem e ação segundo expectativas estabilizadas são violadas (esse é mais o caso do erro, da ignorância, do excesso), e a transgressão, que exige consciência da resposta adequada e vontade de afastar-se dela. Creio que a transgressão não seria um erro pragmático, e sim uma contraposição consciente às expectativas pragmáticas fixadas pela norma. Não sei se consegui entendê-lo bem e satisfazê-lo com a resposta. De qualquer modo, fico à disposição para que você me corrija ou me interpele novamente. Abraço!
Abraço!
meu questionamento foi imnterpretado corretamente. Obrigado pela resposta. Acho que consegui compreender melhor, agora.
Desde já, desejo-lhe uma boa viagem e que tudo dê muito certo nesta nova etapa de sua vida acadêmica. Poder contar que sempre terá a torcida de seu aluno, aqui de belém.
Grande abraço.
Obrigado e continue o bom trabalho.
Abraços.
Kady