Apenas uma Hipótese: Um Valor Heurístico Adicional da História das Ideias Religiosas para os Estudos Não Religiosos
Eis as etapas de minha hipótese:
1) Em todas as épocas, os homens, por força de suas necessidades, desejos, aspirações e valores, não podem deixar de formular algumas idealizações sobre como o mundo e os homens deveriam ser;
2) Também em todas as épocas, os homens, em seu enfrentamento com o mundo objetivo, acumulam uma série de desapontamentos e frustrações com o modo como o mundo e os homens realmente são, em contraste com aquelas idealizações;
3) As ideias religiosas, principalmente aquelas ligadas a Deus, aos Anjos, aos Santos, ao Juízo Final e ao Paraíso, exigem dos homens uma capacidade de conceber a extrema bondade ou mesmo a perfeição, coisa que eles só podem fazer a partir daquelas idealizações e em contraste com as frustrações do mundo objetivo; e, finalmente,
4) Sendo assim, o modo como os homens de cada época conceberam aquelas ideias pode nos fornecer boas indicações e chaves de compreensão das idealizações que a mesma época não conseguia ver realizadas no mundo objetivo.
Obs.: Isso não implica, nem por um instante, a tese de que aquelas ideias religiosas não são nada além das aspirações frustradas dos homens, mas sim que o modo particular de concebê-las em cada época tem uma relação fértil de ser explorada com as idealizações correspondentes.
Espero por comentários.
1) Em todas as épocas, os homens, por força de suas necessidades, desejos, aspirações e valores, não podem deixar de formular algumas idealizações sobre como o mundo e os homens deveriam ser;
2) Também em todas as épocas, os homens, em seu enfrentamento com o mundo objetivo, acumulam uma série de desapontamentos e frustrações com o modo como o mundo e os homens realmente são, em contraste com aquelas idealizações;
3) As ideias religiosas, principalmente aquelas ligadas a Deus, aos Anjos, aos Santos, ao Juízo Final e ao Paraíso, exigem dos homens uma capacidade de conceber a extrema bondade ou mesmo a perfeição, coisa que eles só podem fazer a partir daquelas idealizações e em contraste com as frustrações do mundo objetivo; e, finalmente,
4) Sendo assim, o modo como os homens de cada época conceberam aquelas ideias pode nos fornecer boas indicações e chaves de compreensão das idealizações que a mesma época não conseguia ver realizadas no mundo objetivo.
Obs.: Isso não implica, nem por um instante, a tese de que aquelas ideias religiosas não são nada além das aspirações frustradas dos homens, mas sim que o modo particular de concebê-las em cada época tem uma relação fértil de ser explorada com as idealizações correspondentes.
Espero por comentários.
Comentários
Concordo com seu sorites, que é interessantíssimo. Essa idéia está desenvolvida em "Moisés e o monoteísmo", de Freud e, em um grau de aprofundamento mais elaborado, naquele célebre livro de que te falei, "Os reis taumaturgos", de Marc Bloch.Estimo que possam te dar material para tecer.
Abs de Belém,
Sandro Alex