Resenha e Crítica de "Fundamentos dos direitos humanos", de Fábio Konder Comparato

1. Resumo

Duas foram as principais concepções de “fundamento”. Uma remonta a Aristóteles e o identifica com a fonte de que a coisa se origina. Outra remonta a Kant e reconhece no fundamento uma razão justificativa. Essa última noção se incorporou à teoria do Direito, que concebeu o ordenamento jurídico fundado na constituição e esta fundada no poder constituinte. O poder constituinte, no entanto, só pode ter um fundamento extra-jurídico. Na história da procura por esse fundamento, sucederam-se posições que o colocavam ora em Deus, ora numa essência-natureza, ora numa convenção. Esta última solução, base do positivismo jurídico, mostrou-se insatisfatória, visto que, sem um reconhecimento ético, nenhum poder se sustenta como tal.

Na atualidade, tem-se evitado tanto a solução teológica como a metafísico-naturalista. Assim, não resta outro fundamento para o direito que não o próprio homem que o institui, considerado em sua dignidade própria. Essa noção de dignidade, contudo, possui duas fontes diversas. Uma judaico-cristã, baseada na participação do homem na essência divina; outra greco-romana, baseada na sua racionalidade. Hoje uma antropologia filosófica reconhecerá, além da racionalidade, a dimensão da inventividade, da comunicação, das preferências axiológicas, da liberdade, da autoconsciência, da sociabilidade, da historicidade e da unidade existencial, que tornam o ser humano um ser singular da natureza, por isso mesmo dotado de uma dignidade própria, fundamento de todos os seus direitos.

2. Análise interna:


Tese principal: O fundamento dos direitos do homem é a dignidade do ser humano enquanto ser singular da natureza, dotado de uma série de capacidades e dimensões existenciais que o tornam especial e digno de respeito em si mesmo.

Primeira tese secundária: A noção de fundamento deve ser entendida como razão justificativa e, no caso do fundamento dos direitos humanos, tal razão deve ser buscada para além do direito positivo.


Segunda tese secundária: Esse fundamento extra-jurídico, contudo, nem deve ser buscado na religião de Deus, nem na metafísica da essência-natureza, e sim no homem mesmo, enquanto ser que institui o direito.


Terceira tese secundária: Essa procura por um fundamento no próprio homem deve ser conduzida segundo uma antropologia filosófica, que reconheça tudo que exista de singular no ser humano, a fim assegurar-lhe sua dignidade própria.

3. Análise externa:


Tese principal: É um erro identificar a dignidade com o respeito que o homem merece enquanto ser singular da natureza. Não é muito claro de que maneira a singularidade pode ser fonte de direitos, nem se cada homem é mais ou menos digno conforme seja mais ou menos singular. Um direito absoluto e universal não pode depender de fatos da experiência humana, que são particulares e contingentes. Da positividade não se extrai normatividade: o argumento opera uma falácia.

Primeira tese secundária: Há equívocos no histórico da noção de fundamento. Aristóteles já o conhecia enquanto razão justificativa. A verdadeira virada se dá com Leibniz, que deixará de exigir uma demonstração da necessidade para satisfazer-se com uma exposição da possibilidade racional. Wolff verá no fundamento uma razão para assentir, noção que Kant se limitará a repetir. Sobre buscar um fundamento extra-jurídico para o Direito, deve-se esclarecer que isso não pode significar assumir um fundamento fático, visto que somente o normativo pode ser fundamento do normativo. Do ser não se deduz o dever-ser, nem vive-versa. Uma compreensão correta reconduziria o normativo legal (Direito) ao normativo racional (Moral).


Segunda tese secundária: Aproveitando a idéia de que somente o normativo pode ser fundamento do normativo, pode-se descartar o recurso a Deus e o recurso à natureza como falácias: de alguma maneira, elas tentam extrair do positivo (que é) o normativo (que deve ser). Para que o “recurso ao homem” não seja também outra versão da mesma falácia, seria preciso que se recorresse ao homem enquanto ser moral, e não enquanto ser natural.


Terceira tese secundária: Pois é precisamente o contrário que o autor propõe. Tudo aquilo que uma antropologia filosófica poderia dizer do homem é apenas o que ele é, e disso não se pode extrair qualquer norma de como ele deve ser tratado. Não há dúvida quanto à singularidade do homem enquanto ser da natureza, mas não se pode desta singularidade derivar qualquer coisa de normativo. Todo ser, até mesmo uma pedra, é singular e especial quando se adote o ponto de vista apropriado: disso não deriva que tenha estes ou aqueles direitos. O autor repete, por outras vias, o mesmo erro da fundação jusnaturalista.

Comentários

Anônimo disse…
OK, OK - I am blogging about the "The Six Dumbest Ideas in Computer Security" too...
OK, looks like everybody has already blogged about this and the smoke from the mailing list fights has cleared a bit.
Hi, I really like your blog. I am always looking for people who know what they are doing. If you are interested, go checkout my flagstick related site. It isn’t anything special but you may still find something of interest.
Anônimo disse…
Como você desconstriu o pensamento do Comparato acerca das suas principais idéias relativas aos fndamentos dos direitos humanos, gostaria de ouvir a sua construção teórica sobre o fundamento dos direitos humanos e os autores em que você se baseia.
Anônimo disse…
bom comeco

Postagens mais visitadas deste blog

A distinção entre ser e dever-ser em Hans Kelsen

Premissas e Conclusões

Crítica da Razão Pura: Breve Resumo